sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Resgate de Capivara



Equipe da Guarda Ambiental de Guarulhos (formada pelos GCM’s 2ª Cl. Julio Cesar, 3ª Cl. Pontes e 3ª Cl. Ana Paula) realizou o resgate de uma capivara em uma transportadora localizada no bairro Cidade Satélite.
Provavelmente, devido à degradação de seu habitat natural, a capivara adentrou o local em busca de abrigo e alimento. Por apresentar boas condições de saúde foi reintroduzida a natureza, sendo solta na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande.


 Capivara
“A capivara é o maior roedor do mundo, podendo atingir 70 Kg de peso. Ocorrem em todo o Brasil, e apresentam hábitos semiaquáticos, sendo observadas sempre em ambientes alagados e próximos à água, mostrando uma grande capacidade de adaptação a ambientes degradados, inclusive rios altamente poluídos de áreas urbanas.
São animais de hábitos sociais, vivendo em grupos de tamanhos variáveis, alguns com mais de 30 indivíduos. Apresentam maior atividade ao amanhecer, ao entardecer e à noite. Perante ameaças lançam-se na água, onde podem permanecer submersas por longos períodos.
Sua alimentação baseia-se em plantas aquáticas e grande variedade de gramíneas. Dependendo da qualidade do ambiente podem reproduzir até duas vezes ao ano, com nascimento de até 7 filhotes por gestação, que dura cerca de 4 meses. São presas importantes para os grandes felinos, havendo crescimento exagerado das populações na ausência destes predadores."

Fauna em Guarulhos-2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário