segunda-feira, 7 de julho de 2014

A INSPETORIA DA GUARDA AMBIENTAL (IGA) DA GCM JÁ CONTABILIZA MAIS DE 235 APREENSÕES SÓ ESTE ANO


A inspetoria ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) contabiliza mais de 235 animais silvestres apreendidos de janeiro até este mês. Entre os animais estão saguis e alguns répteis, mas a maioria são pássaros.
De acordo com o Inspetor Regional Sarmento, Comandante da Guarda Ambiental, as regiões com maior incidência de apreensões são Cabuçu e Tanque Grande. “Isso se deve à presença de grande área verde nestas regiões”, explica. Porém, também há registros de apreensões em algumas regiões de Cumbica e Pimentas.Salienta o comandante que não estão inclusos os animais resgatados em residências por diversos motivos (queda acidental, machucados, entregas voluntárias e outros). 

Ainda segundo o comandante, os animais costumam ser apreendidos em residências e, no mesmo local  costuma ser localizado alçapões e outras armadilhas para a captura dos animais. “Normalmente a finalidade é a comercialização dos pássaros”, diz.


As apreensões são feitas pela Guarda Ambiental durante o Serviço de ronda periódica, que são direcionadas principalmente a partir de denúncias. Os pássaros recolhidos são encaminhados à delegacia especializada e, posteriormente, são enviados ao Parque Ecológico do Tietê, ao Zoológico Municipal ou ao Parque do Ibirapuera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário